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Em homenagem à Jurema

Em homenagem à Jurema
Caminhada de Terreiros em 2009

quinta-feira, maio 19, 2011

RELIGIÃO X DESCARACTERIZAÇÃO

Mestre Viramundo - Foto de Pedro Stoeckli Pires


OBSERVO NOS DIAS DE HOJE, UMA FORMA MAIS MODERNA DE DESCARACTERIZAÇÃO DA JUREMA. JUREMA HOJE EM ALGUNS LUGARES NÃO TÊM MAIS GUIA, CABOCLO INDÍO, REUNIÃO DE MESA (A ANTIGA SESSÃO), UM MESTRE BOM DE RECADO E QUASE UMA RARIDADE, UMA MESTRA BOA CONSELHEIRA QUE AUXILIAVA NOS CASOS DE AMOR ATÉ NO PRÉ NATAL, ESTÁ QUASE EXTINTA. MESTRA HOJE É SÓ SINÔNIMO DE PROSTITUIÇÃO E TODO TIPO DE PATIFARIA. MESTRA HOJE TEM CELULAR, SÓ VEM NO TOQUES DOS TAMBORES, USA MODELOS FASHION, QUANDO NÃO USA DROGA E FAZ SEXO COM  AFILHADOS E CONSULENTES. FESTA DE MESTRA HOJÉ É CABARÉ E ÀS VEZES FEITO NO CABARÉ REGADO A SEXO AO VIVO, NÃO EXISTEM MAIS MATÉRIA E ESPÍRITO; HOJE TUDO É O ESPIRITO, "HÁ FOI A MESTRA, FOI O MESTRE". ALGUNS TERREIROS HOJE SÃO VERDADEIROS ANTROS, DROGAS, PEDOFILIA, SEXO; DIRIGIDOS POR PESSOAS QUE DE DIA SÃO MÃES E PAIS DE SANTO, PADRINHOS E MADRINHAS E A NOITE “AMANTES”; É AXÉ EM CIMA E EM BAIXO E TUDO CERTO. E NA JUREMA A BAGAÇA É MAIOR, NO ORIXÁ TUDO É DIVINO, É SANTO, ‘A JUREMA NÃO É O LIXO DO ORIXÁ’ POR QUE NÃO BOTAM UMA PERUCA EM OXUM? ELA NÃO É A RAINHA DA FEMINILIDADE E DA BELEZA? HÁ, NO ORIXÁ NÃO PODE; É SANTO É DIVINO?
Mestra Maria das Campinas


A JUREMA NÃO É A LATA DE LIXO DO CANDOMBLÉ, ATÉ POR QUE EU QUERO VER QUAL ORIXÁ RETIRA UMA FLEXADA SEGURA DE UM CABOCLO, NOSSA! QUANDO NÃO, ALGUM DIZ "EU TENHO MARIA PADILHA É UMA DIABA VIRA ATÉ NAVIO NA FUMAÇA DELA, IGNORANTE! MARIA PADILHA FOI UMA MULHER PODEROSA NO SECULO XIII, AMANTE DE DOM PEDRO DE CASTELA, ESPANHA! EU CONHECI E CONHEÇO VÁRIAS YÁS E BABÁS QUE VESTEM SUAS MESTRAS LINDAMENTE. A BELEZA DA MESTRA TRANSCENDE  A ROUPA E DÁ SEU RECADO, TEM PESSOAS QUE OU SE ENQUADRAM NO QUE BEM DEFINIU ULISSES PERNAMBUCANO, DISTÚRBIUOS MENTAIS, DEPRESSIVAS, ESQUISÓFRENICAS, OU É PURA SAFADESA, INCOMPETÊNCIA ATÉ NA HORA DE RESOLVER SEUS RELACIONAMENTOS, SE NÃO PARASSE POR AÍ AINDA TEM MAIS, CURA PARA DOENÇAS QUE JÁ ENTÃO SOMATIZADAS, GENERALIZADAS, COISAS FÍSICAS QUE NÃO PODEM SER RESOLVIDAS COM EBÓS, OBRIGAÇÕES ISSO É CHARLATANISMO! ISSO SERVE DE MOTE PRA NOSSOS OPOSITORES. É DESSA FORMA QUE QUEREMOS RESPEITO?
Pomba Gira das Sete Encruzilhadas - Foto de Pedro Stoeckli Pires


ESSE MEU QUESTIONAMENTO NÃO É HOMOFÓBICO E SIM COMPORTAMENTAL, SACERDOCIO É EXEMPLO, É POSTURA MORAL TAMBEM, E EU POSSO FALAR NISSO POR QUE SOU SACERDOTE E DECENDENTE COM SAGUÍNIO DE LOLITA UM DOS MAS CONHECIDOS HOMOSSEXUAIS DE RECIFE. A JUREMA NÃO É LATA DE LIXO, RESPEITEM NOSSAS 
RAÍZES!
Mestre Pedro Pires


Todo àquele que cultua um príncipe de jurema é um juremeiro sem a necessidade de pai ou mãe de santo, ou feitura no orixá. Têm pessoas que nunca fizeram yawô e se intitulam babalourixá, jurema se bebe, não se abre aberé, como no orixá, jurema é raiz mas não se compra no mercado

53 comentários:

  1. Concordo com vc Sandro, hoje tem até mestra dirigindo carro!!! será que foi fácil ela tirar a habilitação quando ela era matéria? desse jeito só banalizamos ainda mais nossa religião.

    Bjus e que Oxum te cubra de virtudes!
    Maria Tereza Coordenadora da Rede de Juventude de Terreiros

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  2. Sandro, a cada dia vejo que nossas discussões se tornam consciência entre nós. Parabéns por sintetizar de forma tão direta e autentica um dos problemas mais sérios que a Jurema enfrenta hoje. Estou escrevendo um texto acadêmico sobre este mesmo tema. Vamos colocar o povo pra pensar, como sempre fez o Quilombo Cultural Malunguinho nestes seus 7 anos de existência forte em Pernambuco!

    E sobre ser Juremeiro, muitas ditas madrinahas de Jurema por ai deveriam era aprender a ter ciência, pois quando se olha na pessoa, percebe-se imediatamente um esvaziamento profundo da força da Jurema.

    Bariká oooooo!! Malunguinho está conosco e com os Juremeiros de fé!

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  3. Meu camarada não vou muito com tua cara mas uma coisa vou dizer tú temcoragem e na lata coisa e tal e plá gosto de ver, aqui perto de casa tem um cara que vive batendo xamgo os nóia é tudo lá os visinho foi 3 ves pra pulicia com ese cara,meu nome e ricardo lino do nascimento o povo me comhese por cabeça moro aqui na rua da estação67 estação veneck areias comheso seu joão momterino eo professo alexandre gemti boa tu é o ratimhio da macunba quebra meu veio

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  4. Sandro, meus parabéns pela postura e forma como você carrega em seu dia a dia a jurema e faz de sua ciência religiosidade plena. Comungo com todos os pontos abordados por você. Vi nascer o Quilombo Cultural Malunguinho nas salas do arquivo público, lembro-me bem do dia em que eu e João Monteiro fomos a biblioteca pública e vimos a figura que hoje traduz a imagem de Malunguinho, assim me orgulho de ter comigo o enorme prazer de ajuda a nascer um dos trabalhos mais sérios que hoje Pernambuco tem, voltado para o povo de matriz africana e indígena, refletido nas ações realizada pelo Quilombo Cultural Malunguinho.

    Acredito que essas suas reflexões são pontos fundamentais para analisarmos a forma como algumas pessoas estão figurando a jurema.

    Assim que continuemos os trabalhos do Quilombo Cultural Malunguinho, pois são com esses tipos de posturas e reflexões que esse trabalho vem crescendo e se tornando referencia em todo país, em todos os campos da sociedade.

    Axé irmão !!

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  5. Amigos a jurema infilizmente é representada por indios macomhero mestres asassinos e disordeiro como malunguinho mestras sapatão como paulina agora que eles tem de evolui com muita prece, qual o exemplo bom que indio tem maconha crack temos que pedir a jesus que os leve na paz e na luz

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  6. Que pena!! Realmente isto tá acontecendo, embora eu seja muito leigo neste assunto.
    Mas este tipo de atitude acontece em todas as religões, sempre existe o charlatão que distorce a verdadeira doutrina religiosa.
    Mas já que é religião de Negro? Esta é a mais descriminada...
    Abraçooo a todosss

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  7. IRMÃOS EU FUI DO CANDOMBLE SEI QUEM EXISTEM ESPIRITOS BONS E MAUS QUANDO EU VIVIA NO CANDOMBLE TODA AS VEZ QUE RECEBIA A PAULINA EU TINHA VONTADE DE TRAIR MEU ESPOSO,HOJE NÃO SOU MAS E TENHO UMA VIDA BOA COM ESSE OUTRO MARIDO QUE VIVO ELE TAMBEM É DA MINHA IGREJA NÃO CRITICO O CANDOMBLE FUI FILHA DE SANTO DE LURDES DA MANGUEIRA, DEPOIS QUE ELA MORREU A CASA FICOU CHEIA DE HOMOSSEXUAL E LESBICAS ELES ACABARAM COM O CENTRO COM TANTAS COISAS ERRADAS,EU GRAÇAS A JESUS JA TINHA SAIDO FP210-11 PARA QUE AO NOME DE JESUSSE DOBRE TODO JOELHO NOS CEUS E NA TERRA E TODA LINGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO E O SENHOR PARA A GLORIA DE DEUS PAI AMEM PASTOR

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  8. Izélia*Izzy*
    Sandro, essa discussão é muito rica e será cada vez mais acirrada; prepare-se pois o preconceito que antes era apenas religioso ou sexual, agora terá ambas as características. Estou cansada de ouvir: Aceito mas não concordo! Convivo mas não aprovo! Pra mim, isso é falta de alteridade; como posso ser sem deixar o outro ser o que ele quer, o que ele acredita, o que ele preza? Confesso, que sou leiga em estudo das religiões de matrizes indígenas e africanas, preciso estudar e vivenciar bem mais, porém estou cansada da hipocrisia que reina nas pessoas e na falta de decência em olhar seus erros e tentar fazer a diferênça em suas vidas. Gostei muito do seu texto, ele é pontual para reflexão dos rumos que o movimento negro e indígena precisa seguir. Acho uma pena as pessoas entrarem anômimas pra pregar sua fé... Quer falar, fale! Mas, mostre-se! Ou estão envergonhados por pensar diferente? Um grande abraço amigo! Nossa luta continua, pela igualdade social, sexual, religiosa, etc, etc. Somo livres para expressar nossas idéias!!! Xeru no coração!!!

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  9. Sandro, fantásticos seus textos. Reflexivos e instigantes, convidam a pensarmos sobre de que maneira contribuimos para a formação da opinião preconceituosa acerca das religiões de matriz africanas e afro-indígenas, especialmente a Jurema Sagrada. Parabéns por nos envolver em assuntos ricos e polêmicos. Estou de acordo com suas opiniões e trabalhando como posso para reversão desses "valores".

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  10. Meu nome é Valdomiro Ferreira Guedes (val do timbau)sou Bahiano moro aqui na estrada fazendinha .Bairro do ogunjá, não tenho orkut ,face,twiter, Nada disso e só gosto de coisa legal maneira como essa que faça a mente funcionar,meu rei aqui tem lei pra quem vende o acarajé é uma tradição do nosso candomblé tem neguinha vendendo de biquine isso tambem é uma forma de descaracterização de nossa cultura de nosso candomblé, na boa se começarem trocar o birimbau por outra coisa eu vou chiar... é isso ai aqui nas ilhas quem dava ordem era os tupynambás neguinho hoje tem orixá e se esquece dos fundadores, até os terreiros antigos só resistem por conta da não aceitar essa modernidade louca, qualquer coisa se passar por aqui me procure eu sou mas conhecido que abará. val do timbau,musico,pintor e taxista nas horas vaga,

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  11. PARABEMS SANDRO POR VC FALAR A VERDADE NA LATA NÃO FICAR TAPANDO O SOL COM A PENEIRA POIS ISSO ME ASSUSTA COMO SERA A JUREMA DAQUI A UMS DEZ ANOS SO IREMOS VER MESTRE MESTRA EXU E POMBAGIRA.POUCAS PESSOA AINDA VEJO FALAR EM REUNIÃO DE MESA E PARTICIPAR,PARA REALMENTE SER DOUTRINADO, MAS BATE UMA LATA A CASA ENCHE E TODOMUNDO SE MANIFESTA. PARABEMS MAS UMA VEZ SEI QUE SUA PREOCUPAÇÕES SÃO AS MINHAS TAMBEM.

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  12. Que Palavras ácidas mas é isso mesmo alguêm tem que ter coragem pra botar o dedo na ferida!,Solange Carvalho.LBV

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  13. OSAMA BIN LADEN DEIXOU UM HERDEIRO !

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  14. esse é o cão chupando manga e fumando caximbo

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  15. Parabéns Sandro de Jucá, refletir fundamentos históricos também deve favzer parte da nossa rotina religiosa. Faz-se necessário criar momentos na coletividade para fomentar esse debate. Felicidades e muito ASÉ

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  16. Sandro, é muito importante o trabalho que você vem fazendo através desse blog, tentando levar informação e reflexividade para as pessoas através dos seus textos, combatendo a discriminação e a falta de informação que na maioria das vezes só gera o preconceito.
    Religião não é apenas apresentação na forma de vestir ou de andar. É consciência, antes de tudo.
    Que venham mil ameaças, e que você continue forte lutando contra a falta de informação e preconceito das pessoas de fora, e até das pessoas de dentro.
    Como você mesmo disse no texto: "jurema é raiz, mas não se compra no mercado".
    Axé.

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  17. Muito bem querido!!!
    Sabes meu posicionamento em relação a tudo isso.
    Agora o que me deixa feliz é saber que existem pessoas dispostas a pensar, raciocinar e debater isso... pois se ficarmos calados não temos direito de achar ruim o que eles fazem da nossa religião,fé e cultura!!
    Asé!
    MAX MELO

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  18. sandro eu ainda não tinha visto teu blog,simplismente adorei é isso aí candomblé não é folclore e jurema é ciência e não brincadeira,bença e que ogun continue sempre te iluminando . maryjane de oxum.

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  19. gostei porque agora o que agente ver é as supostas mestras saindo de salto alto, um verdadeiro horror querem mesmo é ridicularizar a essência da jurema parabéns pela tua coragem e que se danem aqueles que se doerem, um abraço e até breve.sou do santo.

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  20. o que eu gostaria é que esses terreiros que se alto intitulam ser de nação como KETU,ANGOLA,GEGI e por aí vai os filho de santo que tem santo yabá não quisesem botar pra tráz as mulheres porque eles acham que pelo o orixá ser yá,eles tem que ser yá também o orixá não tem culpa da safadeza de ninguem esse povo é que é nogento mesmo confundi candomblé com brincadeira e amostração, são um bando de pobres de espírito.

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  21. Boa noite sr Sandro du juca estou muito feliz em saber que ainda existi pessoas assim destemidas acompanho o trabalho de vocês do malunguinho fazem e digo nunca ví nada igual nossa jurema era despresada o vocês são os unicos que fazem isso e o sr foi escolhido a dedo pela jurema para bradar com esa coragem fui filha de santo de pai Demétrio da mustardinha e depois que ele se foi nunca mas fui a um centro meu pai era homossexual mas nunca vi ele fazer nem a metade de que estão fazendo fui a uma festa de um claitom que a mestra gritava ,rala a checa no chão rala a checa no chão até filmei a zona que foi e não vou mas a centro nem digo que aquele rapaz era pai de santo ele é um perdido nos becos sem fim da ignorancia um papel ridiculo dele que nem sabia cantar os pontos da jurema e um dia eu vi ele junto com um grupo de gente da prefeitura se dizendo do sepi do estado em defesa do candoble estamos perdidos esses camaradas nos representando

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  22. Luz e energia meu irmão nós não temos um politico que vista realmente a camisa e diga que é da religião africana e afro-amerindia você tem esse perfíl e sua atitude só denota sua capacidade de nos representar em muitas batalhas nós dos clã Harmuche bivitarí e isholan só no pernambuco temos mais de 18 mil componentes das nossas aldeias conte conosco já vimos sua defesa ao indío e a nós ciganos optchá.CIGANA SULAMITA

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  23. The intolerance and the persecution to Afrobrasileñas Religions continue until today, the religious freedom in the Brazilian Constitution not always is respected. Homosexuality is present in the majority of the religions, but it hides, and without a doubt abafada and often denied by own the ex- homosexuals. In the Candomblé homosexuality is discussed widely and accepted nowadays, but it has had a period of that men and homosexuals not can to be initiated like rolling (Term used for the people that enters critical moment), did not even allow that to a man dançasse the wheel of candomblé that was in critical moment.
    Most famous and revolutionary gay of candomblé was, without a doubt, Joãozinho de Goméia, that confronted the opposition of matriarcas and occupied its space is known internationally. There were many others, but no managed to supplant it in boldness and popularity.

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  24. UM DEBATE DE ALTO NÍVEL . ARTISTAS,PROFESSORES,ALUNOS,PROFISSIONAS LIBERAIS,POLITÍCOS,RELIGIOSOS, ISSO É ÓTIMO SÓ VOCÊ SANDRO PRA FAZER E TRAZER ESSAS REFLEXÔES,LUCÍA AMORIM ,FUNDAÇÃO PALMARES

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  25. Parabéns Sandro concordo com você plenamente em todos os aspctos esse povo precisa tomar seu lugar e reconhecer a jurema como um culto sagrado e naum profano você não nega ser de Ogum Parabéns por mater essa postura em defesa da Jurema e do Candomblé de Pernambuco

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  26. Amigo sei de sua luta e reconheço na sua atitude um grande valor mas você tem que aceitar,que 99% de quem pratica jurema tem que fazer jurema pra puder ter valor,na sua grande maioria são analfabetos vivem em favelas,em barracos alugados com problemas de drogas,vivem de bolsa familia, quem cultua o orixá naturalmente são pessoas formadas esclarecidas,quem não dependem de ônibus pra se locomover, a grande maioria desses ditos juremeiros nem computadores tem vivem se matando pra pagar uma lan house,vamos falar de coisas como escola pra esse pessoal,educação e saúde um população despróvida de tudo,.que olóxum te abençõe fica com Deus

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  27. Juremeiros só sabem beber cachaça,Ciganos só sabem dançar roubar e viver viajando em magias que nem pra eles servem ,Umbandistas vivem dos restos que os africanos jogam fora,indío só vivem de preguiça e ainda querem tomar o Brasil,ESSES POVINHOS DERIAM RESPEITAR OS ESÁS E PROCURAR O QUE FAZER.

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  28. Em minha "leiguisse" eu acho assim. Ninguém morre e vira santo não é? Também ninguém está vivo ou encarnado sem algum objetivo, porque Deus não permitira esta passagem, por passar...presente? ou não?....Então, em minha simples visão, acredito que em qualquer adjetivo alcançado nesta, ou em outras (ladrão, prostitutas, drogados, advogados, médicos, lixeiros, sacerdotes, enfim) a missão é sempre evoluir. Crescer é aprender. Crescer é recomeçar. Crescer é ajudar. Quando se aprende, quando se há humildade para recomeçar, quando observa-se a mudança para ajudar de fato sem olhar a quem (sem hipocrisia, com o coração e sem olhar a quem) cresce, evolui. Portanto, acredito que seja permitido evoluir com a ajuda; desde que permitida por Deus, por uma luz e força maior. Não entendo nadinha de Jurema, então sou apenas uma observadora. Mas seja um José, ou seja uma Maria, ou seja uma Lourdes, ou seja uma Lúcia, sou seja uma força que tragam todos juntos e chamemos por um nome, a missão é bem parecida com a nossa; ajudar. O que é chato é O Luiz disfarçado da maria, o João disfarçado da Lourdes, enfim....aí fica muito difícil ajudar e evoluir. Infelizmente O Luiz disfarçado da Maria, acha que a Maria quer que ele incorpore a matéria Maria; mas não acho que seja isso que ela quer e isso talvez até não o faça bem, nem a ela e nem e nem a ele...acho isso. O evoluir e o fazer crescer está presente na riqueza e na pobreza.União é base para evoluir. Este espaço tem este intuito. As pedras não devem ser jogadas à quem pára para ajudar a evoluir.Educação e saúde deve-se cobrar neste momentos aos dirigentes da máquina. O texto presente não tem este foco. Não suporto injustiças e quando as vejo tento sempre contribuir para a mesma seja "desmanchada".Bem, é o que eu acho. Acho lindas todas as decorações; não me incomodo. Mas acredito que as reuniões simples, são mais produtivos que as baladas do além. Vanessa, Recife - PE.

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  29. Toda unânimidade é burra mas irei abrír uma excecção esse seu amor a jurema é contagioso grande homem ! grande sacerdote ! orgulho de nós juremeiros.VALDEREZ CARVALHO,TEMPLO DA COBRA CORAL ,São miguel paulista São Paulo.

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  30. O PROBLEMA MEU IRMAO SANDRO É QUE MUITOS DESTES DITOS BABALORIXAS OU YALORIXAS NAO CONHECEM E ENM MUITO MENOS OUVIRAM FALAR EM JUREMA E VAO FAZENDO AQUILO QUE DA NA TELHA MAIS VAMOS MUDAR ISSO
    A JUREMA É UMA CIENCIA QUE POUCOS CONHECEM MAIS MUITOS FINGEM SABER

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  31. MEU NOME É ROSILENE CORDEIRO DA SILVA MORO NA VILA ERNESTO GAISEL RUA JOÃO DE MURICÍ,N 741 JOÃO PESSOA PB.AMIGO ATÉ AQUI JUREMA NÃO É MAS COMO ANTES ,SOU FILHA DE BERNARDINA SILENO DA SILVA ,MESTRA DO INDÍO YTÁPERUÇÚ,DE LÁ DE ALHANDRA AQUI HOJE ALGUNS QUE DIZEM JUREMEIROS ESTÃO FAZENDO FESTA EM BOATE PRA MESTRAS E CABOCLO GANHANDO CARRO TOPIC POR QUE ESSE ERA UM CARRINHO QUE ELE BRINCAVA QUANDO VIVO E AGORA ELE PEDIU AO CLIENTE UM DE VERDADE, QUEM SABE DA HISTÓRIA AQUI SABE DE QUEM EU ESTOU FALANDO,SENHOR SANDRO DE JUCA MUITO OBRIGADO POR TUDO ISSO QUE O SENHOR ESTA FAZENDO E EM NOME DE TODOS JUREMEIROS DA PARAÍBA RECEBA NOSSOS PARABENS SE EU JA GOSTAVA DOS MENINOS DO MALUNGUINHO AGORA MAS AINDA E HOJE DIGO QUEM FALAR EM JUREMA TEM QUE FALAR NO SENHOR. ALGUNS DIZEM GUARDAR A JUREMA E NÃO FAZEM NEM AS PESSOAS DE FORA REFLETIR A JUREMA NEM OS DAQUI SABER REALMENTE O QUE É E O SENHOR BOTOU NO MEIO DE UM DEBATE NO BRASIL TODO NOSSA JUREMA FAZENDO AS PESSOAS VIRAREM OS OLHOS PRA JUREMA; UM ABRAÇO DE TODOS NÓS JUREMEIROS DAQUI DA PARAÍBA. O SENHOR É NOSSA VOZ NO BRASIL,

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  32. Ao avaliar certos questionamentos observo como promissora essas mentes brilhantes que de uma forma coletiva entenderam o texto,expresso todo meu sentimento de amor pela jurema e graças á Deus ainda existem pessoas que como eu amam e respeitam nossa litúrgia aqui no ibura ainda tem gente como dona dora,dona litinha e em especial o terreiro tradicional de oxum pandá e lairá de seu Hermes e seu Nelson que realmente tem postura moral de sacerdotes,hoje no ibura são poucos que pode tentar assemelhar-se as pessoas que eu citei mas com certa dificuldade inclusive moral mesmo , claro que existem outros mas falo da tradição, se a palhoça do caboclo João Gomes onde fui preparado na jurema por minha querida madrinha josefa Quintino da Luz e meu padrinho Rubens de oxalá lerim, ainda existisse tambem faria parte dessa tradição de valor inigualavél,DEUSabençõe esse povo que com muita fé e amor dedicam e dedicaram suas vidas em prol do próximo sofrendo todo tipo de advercidade mas não se redemram da fé,tenho um profundo sentimento de agradecimento á minha madrinha zéfinha e padrinho Rubens(Roberto severino da luz im memoria) por terem me dado uma baje que horarei até minha morte que me fez e me faz ser Sandro de jucá , meu pai Grivaldo e mãe Eunice (im memoria) que lutaram junto com minha avò para que hoje eu tenha legitimidade em minhas palavras, dona lia do jacaré, seu toni,dona Beatriz,dona toinha do sesi,seu pitá,Valdemar,Ilda galo preto,dona Amara,dona tôinha de oxalá da ur 1,que era do axé de dona Brigída tio nininho irmão de Eurides, dona tétinha, Bosco,de todos esses amigos e amigas que convivi absorvi o melhor "o amor por minha fé"peço a Deus e a jurema todos os dias que me ajude a deixar aos meus filhos de orixá e de sangue o meu maior legádo minha honra e meu amor pela minha religião que neste texto clamo com ardor,não sou e nem quero ser a voz de nada, só quero que no dia de rencontrar minha avó e todos os meus ancestras dizer"cumprí minha parte e vos horei"

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  33. Massa Sandro!! EM defesa da tradição firme e coerente da Jurema, tamo junto!! Abs!

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  34. Muito bom ver que algumas pessoas conseguem se mostrar aqui com nome e até endereço. Aos anônimos, uma vaia, pois é covardia demais em um debate sério como este a pessoa esconder a cara.

    No mais, temos mesmo é que acabar com essa pouca vergonha na Jurema. Chega de travestismo com as divindades. As entidades de verdade não precisam disso, pois o que se vê mesmo em grande parte dos terreiros que "tem jurema" é como disse a amiga Vanessa: "Baladas do além". Tenhamos mais cidadania, mais respeito por nós, chega de valorizar o ignóbil, vamos abrir os olhos para o sagrado, tentar entender suas teologias. Isso sim pode resolver nossos problemas históricos, e não a auto-realização do ego utilizando-se das mestras na Jurema.

    Ao ver uma mulher recebendo um Mestre na Jurema, ainda não vi este Mestre pedir pra pintar um bigode nele, pra colocar uma banana na calça pra representar um órgão reprodutor masculino e nem colar cabelo postiço nos peitos pra dizer que é homem macho, afirmando fisicamente isso com estes elementos. Porque acontece isso com as mestras, que até peitos postiços, unhas, perucas colocam? Temos que avaliar bem gente, analizar e refletir, criticar e estudar para podermos ter uma opinião ampla e não preconceituosa destes fatos.

    Digo mais: Não vão pegar o exemplo que coloquei aqui dos Mestres e colocar em prática não, por favor, pois hoje não duvido mais de nada no meio de minha religião que está sendo depreciada a cada dia por pessoas vazias de ciência e axé.

    Tem mais: e como dizem muitos "mesmo assim estou rico, tenho carro, minha casa é cheia, o povo gosta é disso mesmo, meu salão é o mais bonito e tem a melhor cerâmica" digo: Poupem os mais velhos, os respeitem, pois o pouco que conhecemos hoje devemos a eles que sofreram fortemente a perseguição e a repressão deste país. Hoje, sofremos menos e de forma amena, nós mais jovens. Contudo aviso que a ancestralidade na Jurema é viva, e pode voltar a qualquer momento para cobrar sua dignidade!

    Salve Malunguinho na trunqueira!
    Vamos em frente Sandro. Sua benção.

    L'Omi.

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  35. Meu nome é Ligia Ferreira,moro na rua 3 de agosto n70 bairro de afogados,fui preparada na jurema por pai Cosmo de viramundo meu padrinho, jardim são paulo, no orixá só tenho um bori, tenho 53 anos e concordo com seu L'Omi e seu Sandro o comportamento é o inportante,na casa de meu padrinho era jurema de chão com as pessoas contadas e mediums escolhidos, pra cura fazer visitas em pessoas no hospital os mensageiros diziam até o que estava acontecendo no lugar onde faziam visitas, tinha mas referências na jurema,hoje só mentirada e desfile de modas,façam uma visita aqui na magueira no coque em são martin prazeres cajueiro seco imbiribeira esses lugares estão contaminados por gente que nem sabe o que é jurema, quero aproveitar e agradecer ao seu Sandro de jucá por colocar esse espaço pra jurema e no geral a todos do malunguinho e me incluo nesses abnegados pela jurema, nunca soube de grupo nemhum que falasse na jurema com tanto destaque e amor igual á voces e melhor com gente séria de frente como seu lomi e seu sandro de juca Minha madrinha de jurema era Maria do acaís em 1980 ela tia Clarice e padrinho cosme reforçaram minha jurema fui buscar ela lá nos coelhos e ela falava muito no rei malunguinho ,um abraço para todos voces e seu sandro que historia linda a sua e fiquei mas feliz em confirmar com uma grande amiga que mora aí perto de sua casa a 44 anos,Marina mãe de amara esposa do falecido seu lula do clube do sesi ela é minha amiga confirmou toda sua história aí no sesi, sua bença o senhor me dá orgulho.

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  36. DESCULPE SEU L'OMI MESMO COLOCANDO O MEU NOME E ENDEREÇO SAIU ANÔNIMO, EU SOU LIGIA FERREIRA

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  37. ESSE ANO EU VOU PRO KIPUPA,LIGIA FERREIRA

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  38. Axé Lígia ferreira, seja bem vinda na ceara de Malunguinho!! Agende-se - Dia 18 de Setembro de 2011: VI Kipupa Malunugniho, Coco na Mata do Catucá. Vom todos os juremeiros do Brasil, esse ano vem gente de vários Estados!! É o amior encontro de Juremeiros e Juremeiroas do Brasil, sem dúvidas.

    Salve a nossa ciência!

    L'Omi.

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  39. MAGNIFICO TEXTO, UM DOS MELHORES QUE JA LI, PARABENS, FAÇO DE SUAS PLAVRAS AS MINHAS, COMPLETAMENTE FANTASTICO SEU TEXTO...
    PAI RENAN CATIMBÓ DE BRASILIA

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  40. Adorei o texto conheço Sandro de Jucá desde criança assistí do ýáô até o deká dele, e já a 10 anos ele comanda o meu terreiro junto comigo, meu terreiro tem 43 anos aqui no jordão a casa de candomblé e jurema mas antiga daqui em funcionamento. aqui tambem tem o terreiro de Litinha que é antigo tambem e lá esta Sandro tambem ajudando a zelar nossas tradições, hoje as coisas estão muito diferente com essas bagunças, e graças á deus que sandro é uma pessoa séria honesto e responsavél o pai e a mãe de santo dele eram meus amigos e sempre deixaram claro o amor que tinha por ele, por ele ser um bom filho desde criança na barra da saia da avó que tambem era do santo da casa de julia dos tijolos, esse pessoal todo eram meus amigos e Sandro era irmão de santo de meu marido João folha,esses meninos Alexandre lomi João monteiro e outros do quilombo cultural malunguinho tem que continuar na luta para sempre ajudar nossa jurema deus abençoe a esses que amam nossas raizes a jurema e o santo orixá .Doralicedeoiá@gmail.com

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  41. muitos querem falar mas nao tem corage ou faz as mesma coisa no seu ilê,amigo voce almentou em 100 por cento no meu gostar aqui em fortaleza tem gente que recebe espiruto pra resar e ainda pede 50 real pra salvar o guia e tem centro aqui que a senhora faleceu e hoje o filho dela faz a maior zorra jurema de meus avos era deferenti não era assin não maria aparecida de santa terezinha vila do monte ceará

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  42. ESTA É A SEMANA DE FESTA DE SANTA SARA SR. SANDRO MUITO BOA SUAS PALAVRAS OPTCHÁ CIGANO VLADIMIR SULUNCAR,TB DE XAYROM,MATO GROSSO DO SUL,

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  43. Olá meu nome é chico Rua. Pois é Sandro hoje infelizmente presenciamos cenas de total falta de respeito com o oculto, com a jurema sagrada, com o candomblé de forma que agridem a historia de luta que nossos ancestrais travaram no passado, tornando principalmente o culto da jurema em atividades etilicas, onde antes era um culto de desenvolvimento espiritual tanto da matéria quanto do própio espirito na condição de mestre juremeiro com o objetivo da pratica da caridade, hoje se transformou em um culto de mentiras onde intitulados não sabemos por quem, esses "Sacerdotes" praticam o charlatanismo agindo de má fé para com quem procura soluções para seus problemas. Mais isso Sandro também é o reflexo da falta de políticas publicas que deveriam ser garantidas pelo estado, como a garantia do acesso a educação porque sabemos que as pessoas que estão praticando a jurema desta forma como você esta colocando, elas no mínimo são ignorantes para com a sua crença. E Sandro ainda tem um outro fator importante que influencia nisso, que é o fato de muitos aqui em Pernambuco intitulados não sei por quem "SACERDOTES" se acham donos da verdade. pergunto eu de que verdade? esta que está sendo praticada? eu entendo que a verdade é uma terra sem caminhos não temos que ir para a verdade temos que ser a verdade. E para este povo que se acham donos da verdade vou deixar um verso aqui para que possam refletir sobre suas verdades...forte abraço meu amigo aquele ashé pra ti....Salve a Jurema sagrada!!!!!

    Você que é dono da verdade
    Dono do certo e do errado
    O seu caminho meu "compadi"
    Ta cada vez mais apertado
    Você quer sempre ter razão
    Mas anda muito equivocado
    Você defende a negritude
    Mas age como um feitor
    O orgulho vaza na atitude
    É um discurso sem valor
    Um pouco mais de humildade
    Faria bem para o senhor
    Olha essa sua prepotência
    Esse seu ar superior
    Pode levá-lo a decadência
    Pode afastá-lo do axé
    Sapato grande em pé pequeno
    Acaba machucando o pé....

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  44. Minha filha me convidou um dia para ir ao centro que ela estava frequentando ao chegar me deparei com um rapaz de 1.70m com um torço dourado na cabeça e na dinâmica do ritual observei que o chefe do centro só recebia entidades femininas que em respeito não declinarei os nomes, no final estava eu deparada a um rapaz embriagado vomintando e ainda reclamando por que seu amante não teria chegado , isso complementado com vários palavrões e a mãe pequena da casa uma mocinha de 20 e poucos anos em sintônia com o chefe do centro, alem de visivélmente embriagada sussurava baixinho palavras de carinho muito privado com outra mocinha de 16 ou 17 anos, o centro muito bonito bem organizado todo na cerâmica muito bem iluminado só de sanitários tinha 4 muito bem higiênizados mas o que adiantou se a sujeira era quem dirijia o centro, fiquem escândalizada e pior na parede tinha uma foto que determinava que o pai de santo do chefe do centro era um sr, que por várias vezes já o ví em destaque da caminhada de terreiros do recife fazendo os cânticos de abertura,resumo; minha filha saiu de casa pra morar com essa citada madrinha e após 6 meses quando voltei a vê-la quase morrí aqueles cabelos louros até o quadríl fora trocado por um modelo masculino não posso atestar que tal mudança aconteceu por conta da pessoas que ela começou a conviver mas com certeza eles ajudaram a fazer fluír minha filha que tinha uma formação maravilhosa era uma moça educada tinha carro que eu tinha dado de presente de 15 anos foi totalmente destruída ,eu tenho a conciência que não foi pela religião e sim por um comportamento deploravél de um grupo de pessoas que usam a religião como armadilha e o sacerdócio com acobertamento de suas aberações, me desculpem ao sr Sandro de juca e ao sr, Alexandre l"omim e aos demais amo o espiritismos tanto o de candomble como o dos mestres encantados, mas infelizmente minha filha teve o azar de entrar bela beleza do centro das roupas inclusive das bebidas alí ofertadas,centro bonito não significa a beleza espiritual,meu nome é IVANA SALES sou carioca mas moro aqui em recife há 9 anos no bairro das graças, não identificarei meu indereço por conta de já haver na policias várias ocorrencias de tentativa de agressão contra mim no meu próprio apartamento por parte dessa verdadeira quadrilha,não quero aqui desabonar a religião nem omitir de minha filha a culpa,mas se ela estivesse bem orientada espiritualmente 90% disso não teria ocorrido,eu vou para o kipupa do malunguinho esse ano sei separar o jôio do trigo e sei que seu sandro é uma pessoa séria infelizmente não conhecia voces antes apesar de agora ser só popr computador, forte abraços.25 de maio de 2011

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  45. VOCÊ É DEZ CARA ! SÓ FAZ UM TEXTO DESSE QUEM TEM LENHA PRA QUEIMAR ESSA TURMA DO MALUNGUINHO É NOTA MÍL.ERNESTO BOCH CORVELO,SÃO PAULO SP.WWW,ERNESTOBOC@GMAIL.COM

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  46. Olá Sandrinho, meu amigo, concordo com seu texto e com alguns comentários que li sobre ele. Eu mesma, no trabalho com o Pai Beto pela Federação Paraibana de Umbanda, Candomblé e Jurema - FCP UMCANJU, por quem nos possibilitou conhecer muitos terreiros aqui na Paraíba, vi bastante coisa errada.De pirucas verde-limão a gelo seco com luzes pisca-pisca numa festa de pomba gira, mestre incorporado assinando diploma de juremeiro...bom, a gente sabe que se for falar, um livro é pouco.
    Acho também que temos sim que fazer este debate para que possamos diminuir esses absurdos que existem na nossa religião. Só queria chamar a atenção para duas coisas que considero fundamentais:
    1. É preciso que reconheçamos o porque a nossa religião chegou a este patamar. Nossos irmãos e irmãs em sua grande maioria são iletrados, tem pouco contato com lutas organizadas por melhores condições de vida e ainda se submetem a sobreviver através das "bolsas" da vida e dos programas de distribuição de alimentos do governo. Ainda que eu ache necessários esses programas, gostaria imensamente que eles não fossem considerados pelos nossos irmãos, um favor, mas sim, uma obrigação do Estado, para isso também pagamos impostos;
    A outra razão é tentar formar uma nova geração de filhos e filhas do axé que sejam sérios e religiosos efetivamente. Defenda a nossa religião com unhas e garras sem medo de assumí-las, garantindo assim nossos espaços político como cidadãos e cidadãs.
    Bom...acho que é um debate que vai longe e parabenizo o Sandrinho por esta louvável iniciativa.
    Bjs e muito axé! Ana Júlia D'Oxum

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  47. oi amigo confeço que fiquei impressionada com seu desabafo concordo plenamente mas temos tbem que nos conscientizar que devemos fazer nossa parte sem nos preocupar com que os outros fazem ate que adentrem nosso espaço e perturbem nossa paz a nossa luta não pode parar por duas ou tres palavras ditas na hora erada ou pelo procedimento de outros respeitemos o proximo para que sejamos respeitados aunica coisa que espero e que sinceramente esse espaço que vc reserva p por assuntos em pauta seja tbem respeitado pois li outros comentarios que julgam vc e não a causa que vc luta não vamos misturar as coisas ok um abraço grande amigo

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  48. EM NEMHUM MOMENTO USE DA INTENÇÃO DE ME PROMOVER,AGRADEÇO AOS ELOGÍOS MAS PEÇO QUE SE CONDICIONEM AO TEXTO NÃO HA MIM O MEU INTENTO É PROPÔR UM ESPAÇO PARA AVALIAÇÕES REFLEXÕES QUEM ME CONHECE SABER QUE EU NÃO GOSTO DE ESTRELISMO NEM COISA QUE O VALHA,NÃO SOU PALADINO DA MORAL NEM DONO DA VERDADE MAS DENTRO DA LITURGIA TEMOS QUE TER NO MINÍMO Á CORAGEM DE DESCORDAR.

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  49. Pois bem, que bom que apareceu por aqui Ana Júlia, seja bem vinda. Tenho só um questionamento da sua fala: Dêsde quando ser iletrado significa ter mal caráter e mal comportamento religioso? Pelo que sei, os mais velhos analfabetos de pai e mãe, sempre foram éticos e nos dão aula ainda de dignidade, cidadania, respeito, valor, fé, sacralidade etc. Não concordo com esta fala, pois a questão é de índole, e não de formação escolar.

    Muitos destes descaracterizadores dos cultos da Jurema, so pessoas que tiveram acesso a escola sim, mesmo sendo a escola pública, que é duvidosa e incerta, mas tiveram acesso. Sabem ler, escrever, tem orkut, facebook, blogs... Vivem nas baladas etc. Portanto, não devemos cair nessa de achar que nossa desorganização coletiva e a falta de respeito religioso destes, são por motivos de formação esoclar.

    Sobre os programas do governo, vive deles quem tem necessidade. estes foram direitos conquistados, e só tornados possíveis depois da gesto do digníssimo presidente Lula. Contudo, receber estas bolsas ajuda e muito a muita gente do Orixá e da Jurema a manter seus terreiros e seus rituais.

    Axé e vamos em frente.

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  50. Pois é, Sandro. O sarcedote é a encruzilhada ( no sentido positivo) entre os mundos... visíveis e invisíveis, e nós - componentes da religião, seus transeuntes.
    Parabéns por lembrar aos sacerdotes de nossas matrizis e ancestralidades -(onde a Natureza é reverenciada como parte de nós), suas responsabilidades (ao assumir os títulos e preceitos da religião) neste solo gentil onde repousa todo passado e destino da América latina.

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  51. Sandro, você sintetizou neste post tudo que os verdadeiros juremeiros pensam sobre o que estão fazendo com a nossa amada Jurema.
    Carlos Sales
    www.cemporcentojuremeiro.org

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  52. Preciso de informação, eu sou oaskeiro, moro em Palmas Tocantins, e tenho profundo interesse em conhecer os encantes da Jurema, ciência de Salómão, que vem a nos clarear, e fazermos dignos de considerá-la como mãe. pretendo ir a João Pessoa nesse próximo mês (julho/2013) para encontrar um centro juremeiro, estou de ante-mão contactando aqui para saber se alguem pode me fornecer algum numero de telefone ou email de algum centro. atenciosamente tom Reis 63-8486-4355 arquiteturatomreis@gmail.com

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São páginas que merecem ser lidas.