Hoje vejo muitos falando sobre os negros, sobre seu sofrimento, sua cultura, sua história...tornou-se até moda comentar "Sou negro, sou de candomblé"; porém pouco falam-se sobre os índios e seu sofrimento pela sua cultura. Lembrar-se-eis que antes dos negros, os índios já sofriam um genocídios patrocinado por setores da Igreja católica, onde as mesmas mãos beijadas e reverenciadas por seus vassalos apoiavam estupro e assassinatos, usando o nome de Jesus.
Hoje passamos por um período ímpar...temos que levantar o tapete da historiografia e mostrar a verdade ao povo....São templos erguidos em cima do sangue dos índios, de grandes nações. Quando alguns, que se intitulam sacerdotes de candomblé ousam falar de intolerância, devem atentar práticas que infelizmente tangem contra à Jurema Sagrada. A verdadeira Jurema Sagrada não admite badernas que indivíduos intitulados de Sacerdote exercem.
"Um verdadeiro circo de horrores, regado à patifaria, pedofilia e canalhismo" Danoso à qualquer religião. A podridão eclesiástica que vemos em todas as religiões é culpa do "religioso", jamais da religião. Quando refiro-me à "setores", dirijo-me à pessoas que se infiltram exclusivamente para badernas ou obter lucros financeiros de alta monta para benefício próprio.
Toda religião tem em seu alicerce o respeito ao próximo, o amor e a caridade. A Jurema Sagrada tem liturgia própria, tem preceitos e seguimento. Não é só empunhar o cachimbo e dizer-se "juremeiro" , como atualmente têm acontecido no candomblé. Na liturgia, vem às folhas, cama, encanto, cidades de jurema...etc....para afirmar-se sim "juremeiro" e aí vai a minha mensagem aos oportunistas de plantão : "Baixem a bola!"
Não podemos, como em outrora, historicamente, patrocinar o "intolerável".
Aqui em Pernambuco, tivemos um Yalorisà muito importante; Sra. Lídia, que também era juremeira (isso ninguém, nem seus descendentes podem negar). Não podemos viver um "canibalismo litúrgico". Minha cultura não aceita esses, em detrimento de tantos outros verdadeiros. Tais esses que se comportam sem ter se quer a o moral dentro da própria religião que professa. São estórias escabrosas de Babás e Yás envolvidos em assédios, tráfico de drogas, roubos, e muitos outros atos... Mas nem por isso podemos culpar a religião.
Cobrar caro, ganhar muito dinheiro, isso é o que importa??? Se esses mesmos indivíduos são desprovidos de caráter e não valem nada. Portanto o meu recado aos marmoteiros de plantão; "a jurema é preta e de amargar, tem espinhos e pode furar". A flechada ou cachimbada bem firmada faz milagres....
Essas são as observações de um juremeiro, babalorisà que tem história na jurema e no candomblé, que ama o que faz, porque sem amor nada vale à pena.
Caro Sandro, por coincidência, este ano o tema do seminário da rede de mulheres de terreiro é sobre a ética na religião. Estamos acordando que precisamos dar um basta nesta situação e nós, que somos da religião por amor, não devemos aceitar pessoas que não a respeitam.
ResponderExcluirLourdes Campelo
PARABÉNS PELO BLOG E POR DIVULGAR NOSSA LINDA JUREMA SAGRADA AXÉ
ResponderExcluirPAI RENAN CATIMBÓ DF
Sandro,
ResponderExcluirEstá certíssimo! A Jurema não merece ser tão descaracterizada... Vamos caminhando com fé e esperança e muito trabalho até o pessoal entender que Jurema é Jurema e Umbanda é Umbanda.
Tenho certeza que principalmente através de vocês do Quilombo Cultural Malunguinho, que tanto tem lutado em prol da Jurema,o rumo certo vai chegar.
Que os Mestres continuem iluminando vocês!
O candomblé é lindo. Eu começo meu comentário assim. O ritual, a cerimônia, os festejos, em minha suma ignorância posso afirmar a beleza e luz que essa religião transmite àqueles que o conhecem.
ResponderExcluirInfelizmente, Sandro, você está certíssimo quanto ao abuso de "poder", muitas vezes ilusionistas de que certas pessoas utilizam para usar de meio de vida, o que chamamos religião. RELIGIÃO x PROFISSÃO.
Sabemos que de fato como qualquer outra pode nos trazer bastante benefícios através da fé; mas infelizmente muitos, em um número escandaloso têm mantido o preconceito existente na sociedade com os extremos financeiros e "artísticos" para aproveitar-se de pessoas com problemas de sensibilidade baixa.
Qualquer marketing para obter o que se necessita está sendo feito. Tudo isto em nome de grande mestre e mestras da jurema. Estou vendo a hora a cotação dessas oferendas serem em dólares ou em Euros, ou Libras esterlinas...fala sério....
Queridos, pelo amor de Deus, quando uma pessoa que sai da igreja católica pede uma ajuda num terreiro, ela precisa ser bem recebida e bem orientada. Jamais vítimas de "oferendas impostas", utensílios de cama e mesa, empréstimos, entre outros....Existem terreiros em Recife que o salários das pessoas estão nas mãos dos zeladores....Falemos sério!!!!Isso é abuso do Santo! É uma tristeza, saber que infelizmente, muitos seres humanos fracos espirituais por algo do meio, acreditam que "ajudando" poderão ter um retorno do que querem.
Tudo é na hora de Deus e acima dele não existe ninguém. Não há nada maior que o amor. Os Orixás são belíssimos, a jurema é maravilhosa, e quem usa de má fé deveria ser banido, assim como no orkut, facebook, ou na Internet.
Sou ignorante para falar no assunto, mas existem mestres e mestras maravilhosas, índios e indías extremamente curadoras, Orixás que nos protegem em toda Parte, Exu é um grande amigo. Tenhamos um coração e um pensamento bom; pois só desta forma poderemos alcançar a felicidade plena, a grandeza necessária para todos os nossos sonhos. Construamos um país melhor, sem preconceitos e que partam de nós mesmos.
Sandro, Parabéns pela inciativa, seu blog está um sucesso e o recado está bem dado. Lutemos pelo bem e pela falta de consciência da má utilização dos que nos é oferecido com tanto amor e carinho.
Gostaria de falar de alguns mestres de jurema e Viramundo é um deles, um grande conselheiro, uma grande amigo espiritual e um espírito de luz.
Um abraço a todos,
E, espero ter contribuídos para que possamos encontrar cada vez mais terreiros cumprindo sua obrigações, tentando alcançar nossa ancestralidade na medida do possível, sem tráfico de drogas, sem sabotagem, sem "culetes"...fala sério.... É ridículo.... Meu voto era que todos fossem desmacarados...rsrsrsrs.....
São palavras de uma ignorante que torce pelo Candomblé, pela Jurema e pelos Orixás.
PARABENS TA LINDO O BLOG.
ResponderExcluirBOA SORTE NA LUTA PARA OBTER O RESPEITO A ESSA LINDA RELIGIÃO AFROBRASILEIRA.
Abraço
Dulce
Meu amigo Sandro,vamos em frente a nossoa feh deve ser conservado para sempre,a nossa feh é milenar ao nosso culto aos nossos ancestrais,com muito respeitos as novas teorias das atuais Religioes.
ResponderExcluirSandro,eu lhe conheço em muintas luas,graças a Deus,a nossa Religiao estar sendo bem representado por voceh meu irmao.O ocultismo tem estado presente em todas nossa vida,quando eu quero estar com Deus eu falo no Oculto e serei atendido pelo Grande poder invisivel.Nao existem misterio em nossa Religiao,basta nós mentalizarmos o nosso pai eter,entao se farah presente,nao existem misterio.
ResponderExcluirSandro precisamos fazer uma reuniao com os nossos irmaos de Ipojuca urgentimente,pra o futuro projeto para aquele municipio.Nosso amigo esstar com saude,graças a Deus
ResponderExcluirAMIGO VOÇÊ ME FEZ REFLETIR SOBRE MINHA FÉ, E AMAR MAS OS INDIOS....
ResponderExcluirIrmaos,veja o quanto samos grandes tambem,a nossa cultura ela vem a mais de 6 mil anos,samos milenar.Ex.Egito,Africa,India,Nepal,China,Grecia,temos um grande continente de sabedoria,basta nòs tentarmos resgatar as nossas historias,hoje as Igrejas do modos gerais elas tem Partido Politicos sao partidarios,e porque o nosso Candomblè,serar que poderar ter um partido politico tambem?
ResponderExcluirA Dor Da Vitòria E Da Derrota.
ResponderExcluirUm general ramano,falando da morte de seu primeiro filho,diz:¨"A fortuna se vingou de mim porque,enquanto era aclamado pelo povo romano pelas vitòrias que conquistei,morria meu primeiro filho e dias depois,morria tambem o meu segundo filho".E continua:Eu jamais tive medo do que vem dos homens,mas sempre temi as coisas divinas.Elas me fizeram ver,por meio deste terrivel contraste,do triunfador que fui e que cobriu de glòria o Impèrio Romano,este exemplo:enquanto sou aclamado como conquistador,sinto a dor de perder dois filhos tao amados,enquanto que Perseu,trazido como prisioneiro e vencido,tem seus filhos.Jò nos diz:"Deus me deu,Deus me tirou,bendito seja o seu nome"E Marco Aurèlio" Se me è permitido amar os que eu amo acima de tudo,è para me ensinar a amar os que ainda nâo amo",
"Livrai-me, meu Deus,desta propensão maligna,enfreai minha lingua para que nunca fale contra o pròximo,modificai meus pensamentos e açoes para que tudo seja feito conforme a lei santa do vosso amor.E dilatai meu coraçao com ardores de bondade e caridade,para qque seja sempre como o vosso divino filho,que nas agonias do Calvàrio vos pediu perdao para os que o crucificaram."
ResponderExcluir"Observa o teu culto com a familia e cumpre os teus deveres para com teu pai,tua mâe e todos os teus parentes.Educa as crianças e nâo precisaràs castigar os homens"
ResponderExcluirSinceramente tenho abuso de ver mentes brilhantes tentando massificar gente inocente...tenho abuso!!!! Não consigo ficar calada para este tipo de situação. "Livrai-me Deus desta propensão maligna" livrai-me Deus desta propensão maligna de pão e circo que tentam me vender um lugarejo no céu ou um anjo particular aqui na terra em troca do meu suado salário...Livrai-me também meu Deus destas pessoas que usam as frases escritas na Bíblia (traduzidas/interpretas) para disseminar temas e interpretarem da maneira que lhe convém a tirar-me mais um centavo do meu salário... Livrai-me meu Deus destas pessoas que usam o santo nome de Jesus Cristo (um homem de grande coração, de extrema luz, um grande líder e um grande espírito, o qual chamo de santo) para impressionar com frases soltas, irradiadas de austeros gritos e interpelações "desenfreadas da língua" para contestar o tempo inteiro (ao invés de falar de si) dizendo-se sábios, tornando-se tolos; pessoas inocentes (baixa estima, mentes fracas ou atormentadas pelo próprio vício humano).
ResponderExcluirDe fato, em qualquer religião existe o mal e o bem, porque o céu e o inferno está dentro das pessoas, basta escolher que irá determinar...esse é o famoso livre arbítrio....e o crescimento está em ter como foco 100% do céu. E ainda sim, há risco.
Historicamente, os protestantes nasceram de um grito de aversão à igreja predominante da época (início do século XVI) para um mudança sócio-econômica no monopólio existente (Igreja católica cristã ocidental). E aí vem diversas maneiras de conquistar novo público. Nem todas válidas, Sinceramente. Agora milenar por tema não, milenar por protesto; assim como o PT, MDB no Brasil(década passada). Tenham misericórdia de nossas visões e vão tentar lucrar trabalhando de fato. Jamais com o sentimento e mente das pessoas, porque lá também está escrito.
"Mateus 7:1-5
1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão."
pode apagar ! mais continuarei a postar minhas ideias.
ResponderExcluirEnquanto houver pessoas que se utilizam da jurema sagra para benefícios próprios, enganando pessoas que não tem fundamento e não sabem que estão atrasando sua medi-unidade, com as papagaiadas de juremeiro falsos, vou continuar expondo ideias de bons fluidos.
A jurema é um fundamento,é uma ciência é um dom, é caridade, é tudo que você possa imaginar de bom.
Para ser um bom juremeiro, tem que ter uma decência e acima de tudo espiritualidade, mediunidade e não querer aparecer.
Os mestres e mestras, trazem seus filhos para os terreiro, não pra circos.
Respeite nossa religião, não degride a imagem de uma ciência tão bonita como a da Jurema.
Nunca apagarei qualquer questionamento sério e determinado não autorizo a minha equipe de fazê-lo,só será retirado aqui acusações pessoas,agressões verbais,até por que esse espaço é publico e ESTÁ SENDO MONITORADO PELA NICI.PF (nucléo de informação de crimes na internet ,policia federal)POR CONTA DAS ANTERIORES AGRESSÕES QUE SOFRI E AGORA TEMOS COMO IDENTIFICAR MESMO QUEM POSTA ANÔNIMO INCLUSIVE QUEM É O PROVEDOR,E JÁ SEI QUE É VOÇÊ POR ISSO FIQUE A VONTADE, VOCÊ MESMO SABE DA NOSSAS LUTAS PELA VALORIZAÇÃO DA JUREMA SAGRADA, NUNCA TIVE A PRETENÇÃO DE PAPAGAIADAS,E SIM DE VALORIZAÇÃO DE FORMA COLETIVA DA JUREMA E COMO BABALOURIXÁ E JUREMEIRO QUE SOU E VOCÊ SABE DISSO ,LUTO JUNTO A MEUS IRMÃO DE FÉ PELA JUREMA,basta observar minha história dentro da liturgia um forte abraço e que as fumaças da jurema nos abençõe sempre, quem tem história de verdade as conta com provas,quem não tem fica na sombra dos outros.
ResponderExcluirPrezado irmão Sandro . Gostei muito de tua matéria e coragem em não estar preocupado com a "corja" escondida atrás de nossa Valiosa Religião. Gostaria de saber, se quanto a "sujeira moral" que você se refere, está também incluído algo do Sítio do Pai Adão, nos últimos anos. Existe algum conhecimento à respeito?
ResponderExcluirDesde já fico-lhe muito agradecido pela informação.
Que Deus continue dando-lhe muita força e proteção.
Um grande abraço.